segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Alma ou Espírito?

Alma ou Espírito?


Qual a causa das suas lágrimas? aflição por buscar tanto a santidade e por alguns momentos, ser tentado a acreditar que isso não está te levando a lugar algum, ou remorso por saber que não tem alcançado sua vitória, por não ter se livrado de um ou outro pecado?
Na maioria dos cultos que frequentamos, nos deparamos com mensagens de "ânimo", palavras de consolo, que são direcionadas a uma multidão que se sente como se estivesse se arrastanto pelo caminho da tão proclamada vitória. Chavões como "Não desista!", ou "clame um pouco mais!" nos fazem ter a impressão de que caminhar com Cristo é muito sacrificioso, muito desgastante, temos a impressão de que o fardo leve, propagado por nosso irmão mais velho, não é tão leve assim.
O que causa toda essa dor, toda esse esgotamento espiritual que faz a maior parte dos ministros da palavra entenderem que precisam trazer refrigério a igreja de hoje?
O que faz termos a impressão de que muitas vezes, ou na maioria delas, todos podem alcançar as vitórias de que necessitam, menos eu!
"_Mas não veio sobre vós tentação, se não humana, mas fiel é Deus, que não vos deixará ser tentados, acima do que podeis, antes, com a tentação, dará também o escape, para que possais suportar." (l Co 10:13)
Aí está nossa resposta!, por que eu peco?
Peco por que realmente não posso suportar a tentação, e assim, depois de consumar o pecado, depois de ferir a santidade de Deus, me arrasto até a igreja clamando por sua misericórdia, carregando o peso do remorso sobre os ombros e ao mesmo tempo sabendo que essa não será a última vez?
ou peco por que ainda não creio em Sua palavra totalmente, ou ao menos o suficiente pra tomar uma posição a cerca do pecado?
Deus mente?, se sua resposta a essa pergunta for "SIM", então eu tenho outra pergunta para te fazer:
"_O que você vem fazer na igreja, uma vez que acabou de confessar que não acredita no que ensina a palavra de Deus?"
Mas se sua resposta for "NÂO", então você está declarando que peca por que quer pecar, e sofre por que quer sofrer, uma vez que a apalavra de Deus nos ensina que temos "todas" as armas para vencer o mal.
É uma resposta dificil, são duas situações difíceis, não posso declarar que Deus mente, mas também não posso declarar que eu peco por que quero.
Sabe o que causa o empasse?
Se eu desejar a Cristo, e me dispor a morrer por ele, eu estarei atraindo o padecer sobre minha vida.
Mas se eu não desejá-lo tanto assim, vou sofrer do mesmo jeito, sem alcançar minhas vitórias...
Se fui levado a pensar assim, é por que me esquecí de que quando busco o padecer em Cristo, terei recompensa eterna, ou talvez, eu não tenha conhecimento da palavra o suficiente para saber disso.
Se não tenho esse conhecimento, não tenho a fé, se não tenho a fé, não tenho as armas, se não tenho as armas, perco a guerra, e aí, o que vou dizer?.
Mas tudo bem, justificar as derrotas já se tornou algo comum na vida da igreja de hoje.
Sabe, tenho entendido uma coisa! Antes eu costumava dizer que somente à Deus eu não engano, mas nos dias atuais isso deixou de ser uma verdade soberana.
Estou sendo observado como Cristão, por um mundo que não vai perdoar se me ver cair, e ao mesmo tempo por um mundo que ficaria muito feliz por ver que o caminho que eu escolhí, é melhor que o dele, assim, talvez ele pudesse se interessar pelo mesmo caminho.
Mas no que diz respeito a isso, não tenho dado ao mundo derrota, e nem vitória o suficiente, não tenho sido nem mundano, nem totalmente cristão, nem falso nem verdadeiro, nem quente nem frio...
Me lembrei agora de um texto em apocalipse:
"_Assim, por que é morno e nem é quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca.!"(apoc. 3:16).
Acho que está na hora de deixar-mos de brincar com coisas sérias, você não acha?